Reflexão :Evangelho S. Mateus 9, 24-31

01-12-2011 22:09

 

Sexta-feira, 2 de Dezembro
 
Evangelho S. Mateus - 9, 24-31
 
Notas explicativas:
  1. Fazer a leitura de modo pausado;
  2. O evangelho não diz onde o milagre se deu, talvez em Cafarnaum, pois a casa de Jesus (onde Jesus se recolhia) era de S. Pedro.
  3. Os dois cegos gritam dor e esperança. Os dois dizem: "Tem pena (compaixão de nós) filho de David."Chamam a Jesus "Filho de David" já era uma manifestação de fé, pois todos os Judeus esperavam um Messias das "casa de David"
  4. "Credes que vo-lo posso fazer?" Trata-se de uma interpelação à fé dos dois cegos. Era como se Jesus perguntasse: "Acreditais que Eu sou o Messias anunciado? Ou "Para vós Eu sou o enviado de Deus"
  5. Á pergunta (interpelação) os dois cegos respondem: Sim, Senhor". Trata-se de afirmarem que Ele é Deus e de se comprometerem com a sua afirmação. É um "credo".
  6. Jesus tocou-lhes os olhos, dizendo:"faça-se segundo a vossa fé". A Fé confirmada pela palavra do cego, foi premiada pela cura. As curas milagrosas no evangelho significam curas "totais", isto é, do corpo e da alma. Por isso se diz em outros lugares do evangelho: "A tua fé te salvou. Estás liberto, limpo, salvo, em graça." 
  7. Cristo é assim, hoje, para nós, "Salvador".
  8. Jesus adverte: "vê-de que ninguém o saiba". Os dois divulgam o milagre. Não obedecem. E a confirmação da veracidade de S. Mateus conta o que aconteceu: desobedeceram. E compreendemos bem. (Nós faríamos o mesmo.)